SPFC

Portão 7

Revista P7

Aconteceu

Tradição e respeito pelo Judô do SPFC

EM APENAS UM FINAL DE SEMANA DE COMPETIÇÕES, TRICOLOR RECEBE MAIS DE MIL ATLETAS DA MODALIDADE NO GINÁSIO 1

No dia 12 de abril, o São Paulo FC sediou a 19ª edição do tradicional Torneio Professor Wilson Della Santa de judô, recebendo todo o apoio do vice-presidente Social e de Esportes Amadores, Antônio Donizete Gonçalves e do Departamento de Esportes Amadores (DEA), liderado pelo Diretor Fernando Bracalle Ambrogi.  O evento, que teve 700 judocas inscritos, de 37 diferentes entidades esportivas, nem sempre teve esse nome, como conta André Cipriani, Diretor de Judô. “Wilson Della Santa era professor kodansha de judô (faixa vermelha e branca), 7º Dan e delegado da 1ª delegacia da Capital, e o último evento que ele participou, antes de falecer com leucemia, foi o XII Torneio de Judô do SPFC. No ano seguinte, foi decretada essa justa homenagem”, revelou, lembrando que o torneio não aconteceu apenas nos anos de 2009 e 2010, quando foi transferido para trabalhar em outra cidade, deixando a diretoria Tricolor.
Com um grande trabalho feito pelo técnico Markinho Almeida, do professor Masato Alexandre e do coordenador Toninho Mesquita a equipe tricolor ficou em primeiro lugar, com 179 pontos somados, conquistando 18 medalhas de ouro, 19 de prata e 32 de bronze, seguida pelos clubes Hebraica e Círculo Militar. “O nosso torneio é o mais esperado do ano pela competência da realização e da forma que recebemos todos os convidados. São mais de 700 atletas de todo o estado, muitos deles de academias de comunidades, projetos sociais, clubes importantes e por aí vai. Nosso torneio se tornou tão importante, que a Federação Paulista de Judô faz questão que nosso torneio seja em abril, logo após a Copa São Paulo”, afirma André.

Também estiveram presentes as seguintes autoridades: Jean Madeira, Secretário de Esportes Lazer e Recreação, Joaquim Henrique Simoni, Secretário de Esportes e Lazer de Itapevi, Francisco Carvalho,Vice Presidente da Confederação Brasileira de Judô, Alessandro Puglia, Presidente da Federação Paulista de Judô, e o judoca medalhista de bronze na Olimpíada de 1996, em Atlanta- -EUA, Henrique Guimarães, além de Alexandre Lee e Daniel Hernandes, atleta olímpico e medalhista de ouro no Pan de Santo Domingos. “Este torneio é especial para nossos atletas. Eles lutam ‘em casa’. Todos participam, diferentemente de outros torneios que apenas participam atletas de primeira divisão. Na categoria menores, todos são agraciados com medalhas, para incentivar o esporte”, finalizou André. 

No dia anterior, foi realizado outro grande torneio, desta vez organizado pela Federação Paulista de Judô, sendo a etapa regional do Campeonato Paulista, reunindo mais de 400 atletas no ginásio 1. “Realizando esses torneios, o São Paulo só aumenta a divulgação do esporte e sua tradição na modalidade, me orgulha”, disse Antônio Carlos Mesquita, coordenador da modalidade.