SPFC

Portão 7

Revista P7

Eventos

Curso de Culinária

CURSO DE CULINÁRIA DO SÃO PAULO FC

Mensalmente, a Diretoria Feminina prepara um calendário do curso de culinária para os associados aprenderem e degustarem no clube. Com encontro marcado para as tardes de terças e/ou quintas-feiras no Espaço Gastronômico, receitas deliciosas são ensinadas por grandes empresas, que apoiam as aulas. Para saber mais da programação, acesse o site do clube, o Portão 7, www.portao7.com.br ou tire suas dúvidas na Central de Atendimento Único, mesmo local em que são
feitas as inscrições. As vagas são limitadas e a idade mínima para participação é de 13 anos. Uma das receitas deste mês, e que foi escolhida para você ter e fazer, é a POLENTA DE BACALHAU COM LEITE DE COCO.

Ingredientes:
3 colheres de sopa de óleo de coco
2 colheres de sopa de azeite
2 xícaras de chá de cebola picada
1 colher de chá de alho picado
4 tomates sem pele e sementes
1kg de bacalhau
1 xícara de chá de azeitonas verdes picadas
¼ de xícara de chá de salsinha picada
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela coloque o óleo de coco, o azeite, a cebola, o alho, e deixe fritar. Acrescente os tomates, o bacalhau, as azeitonas e deixe refogar por alguns minutos. Acerte o sal, coloque pimenta e salsinha picada. Reserve.

Creme:

400 ml de leite de leite de coco
1 colher de sopa de óleo de coco
2 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 xícara de chá de leite
1 copo de requeijão
Sal e pimenta a gosto
1 pitada de noz moscada

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o óleo de coco, a manteiga e a farinha de trigo, mexendo sempre até obter um creme. Em um recipiente, misture o leite de coco com o leite e despeje aos poucos no creme, mexendo com um fouê para não empelotar. Adicione o requeijão, a noz moscada, a pimenta e acerte o sal. Misture delicadamente com o refogado de bacalhau.

Polenta:
1 colher de sopa de óleo de coco
2 ½ litros de água
500g de fubá mimoso
1 cubinho de caldo de legumes
Sal a gosto

Modo de preparo:
Em uma vasilha coloque o fubá, 1 litro de água e mexa bem. Reserve. Na panela de pressão, coloque o restante da água, o caldo, o óleo de coco e sal, se necessário. Espere abrir fervura. Coloque aos poucos e sempre mexendo o fubá reservado. Abaixe o fogo, coloque entre a panela e a boca do fogão um difusor de calor. Deixe cozinhar por uma hora. Desligue o fogo e espere sair todo o vapor da panela (cerca de 20 min). Abra a panela, mexa bem a polenta, se empelotar, bata com o mix ou no liquidificador aos poucos. Coloque a polenta nos pratos e espalhe o bacalhau bem quente por cima.