SPFC

Portão 7

Fotos

09 de Agosto de 2018
São Paulo FC e Cidade de Mogami celebram 25 anos de Intercâmbio de Futebol

De 25 de julho a 01 de agosto, o São Paulo FC recebeu a delegação da cidade de Mogami, província de Yamagata, no Japão, para celebrar os 25 anos do Intercâmbio de Futebol “Kizuna – Laços de Amizade”.

A parceria entre o Tricolor e o Japão é antiga. “Iniciamos com o Judô e depois estendemos para o futebol mirim de seleções sub-11 com associados do clube e alunos das escolas licenciadas, sem ônus para o São Paulo. Entre 1992 e 2004 levamos mais de 200 crianças e 60 adultos para o Japão”, disse José Roberto Canassa, conselheiro vitalício e idealizador do projeto de intercâmbio, que contou com o apoio do Presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, Leco, para retomar esta importante parceria. Vale ressaltar que atletas como Kaká, Juan, Paulinho, André e Perone também participaram do projeto de intercâmbio nos anos 90.

A programação comemorativa teve início com um jantar de boas-vindas para a delegação formada pelo Sr. Shigenari Ito – Deputado Estadual do estado de Yamagata, Sr. Riroshi Miyamoto – Vereador da Cidade de Mogami, Sr. Masahiro Itagaki – Presidente da Associação do Intercâmbio Internacional de Mogami, Sr. Masahiro Saito – Diretor do Intercâmbio na Prefeitura da Cidade de Mogami, comissão técnica e atletas, no Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel. Durante a estadia, os japoneses realizaram passeios culturais e esportivos, como a visita ao Museu do Futebol, Associação Yamagata, localizada no bairro da Liberdade, Feira artesanal de Embu das Artes, tour nas dependências do CFA, Estádio do Morumbi, CT da Barra Funda e visita ao Templo Japonês em Cotia.

Ainda foi realizado um torneio entre a Escola Licenciada de Jacareí, a Seleção do DEA, Seleção Social e o time japonês, no CFA, em forma de quadrangular, que terminou com um delicioso churrasco nas dependências da área social do São Paulo FC no dia seguinte. Por fim, o presidente são-paulino, Leco ofereceu um almoço em um dos camarotes do Estádio do Morumbi, para fechar a visita com chave de ouro.

O encontro e parceria entre os brasileiros e japoneses foi eternizado em Cotia. Foi inaugurado um jardim japonês em frente ao refeitório do CFA, bastante elogiado por todos. O presidente e o diretor do intercâmbio presentearam o novo espaço com uma pedra, com dizeres enfatizando os laços de amizade entre os países e o futebol.

CRÉDITO DAS FOTOS: IGOR AMORIM E AFONSO PASTORE