SPFC

Portão 7

Tênis

Tênis

ORIGEM

Tudo começou com um major chamado Walter Wingfield, que em dezembro de 1873 realizou uma festa em que distribuiu aos convidados raquetes e bolas para um jogo que viria a ser chamado “lawn tennis”. Outra rede de historiadores acredita que o Tênis é uma versão de jogos disputada na antiguidade, muitos anos antes de Cristo.

CARACTERÍSTICAS DO JOGO

O Tênis é uma modalidade jogada individualmente, com um jogador de cada lado da quadra, ou em duplas, que podem ser mistas ou simples, com dois jogadores de cada lado. O objetivo do jogo é fazer a bola passar sobre a rede e atingir a quadra adversária. Cada jogo é chamado de game, sendo que cada game é disputado em 4 pontos (15, 30, 40 e game),valendo ressaltar que quando ocorrer o empate em 40, ganhará aquele jogador que conseguir pontuar duas bolas seguidas. Quem fizer seis gamesganha o set, desde que haja a diferença de dois games. Geralmente os jogos masculinos são disputados em melhor de cinco sets, e os femininos em melhor de três sets, executando-se alguns torneios. Como forma de impedir que a partida se alongue demasiadamente foi criado o tie break, que nada mais do que o ponto ganho no serviço.

O Tênis pode ser disputado em diferentes terrenos:

  • Saibro: superfície mais comum, considerada lenta por diminuir a velocidade da bola;
  • Grama: considerada rápida, pois aumenta a velocidade da bola;
  • Piso sintético: considerada rápida, onde se disputam os principais torneios do mundo.

TÊNIS ATUAL

Os maiores torneios mundiais da atualidade são aqueles que integram o Grand Slam: Roland Garros, em Paris, disputado desde 1891 em quadras de saibro; Winbledon (clube inglês, próximo a Londres), disputado desde 1877 em quadras de grama; US Open, nos Estados Unidos, disputado de 1881 em quadras de piso sintético e Australian Open, disputado em quadras de piso sintético desde 1905.

Uma curiosidade diz respeito à origem do termo “Grand Slam”, quefoi um termo emprestado do beisebol: quando uma equipe consegue completar, de uma só vez, as quatro bases, costuma provocar um “grande barulho” (grand slam, em inglês).

 

TÊNIS NO BRASIL

Assim como ocorreu com o Futebol, o Tênis chegou ao Brasil por intermédio dos ingleses. O Club Brasileiro de Criket, na Rua Paissandu, onde depois seria fundado o Payssandu Atlético Club, é o marco inicial da modalidade em terras nacionais. Ricardo Pernambuco no Rio de Janeiro, e Alcides Procópio, em São Paulo, foram nossos primeiros grandes nomes. Vale ressaltar ainda a importância de alguns outros tenistas, como Manoel “Maneco” Fernandes, Armando Vieira, Ronald Barnes, Ivo Ribeiro, Jorge Paulo Lemann, Luis Felipe Tavares, Carlos Alberto Kirmair e outros grandes nomes que embora não sejam aqui citados possuem nível de importância incontestável.

A principal tenista do nosso país foi Maria Esther Bueno, que conquistou ao todo 19 títulos de Grand Slam, sendo 7 na categoria simples (4 US Open e 3 Winbledon), 11 em duplas femininas e 1 em duplas mistas. O International Tennis Hall of Fame incluiu a nossa atleta como melhor tenista do mundo, em 1964 (depois de perder a final no Torneio de Roland Garros e ganhar Winbledon e US Open) e em 1966.

Se pelo lado feminino Maria Esther Bueno foi o grande nome brasileiro, do lado masculino lembramos de Gustavo Kuerten, o Guga, que foi tricampeão de Roland Garros (1997, 2000 e 2001), terminando a temporada de 2000 como o número 1 do mundo, permanecendo no topo durante vinte semanas.

Thomaz Koch e Edson Mandarino, com participações significativas na Copa Davis, na década de 70, também brilharam, assim como Luis Mattar, Jaime Oncis e Cássio Motta.

O RANKING

O ranking no tenis foi instituído em 1973, após o surgimento da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Este ranking é continuamente atualizado levando em consideração a pontuação dos tenistas nos mais importantes torneios do mundo.

VOCABULÁRIO DO TÊNIS

  • Drive: Golpe direto, básico
  • Serviço: jogada que dá início ao jogo, também conhecida como saque
  • Drop-shot ou Deixada: jogada em que a bola é colocada junto à rede do campo adversário
  • Lob: lance em que se joga uma bola alta para o adversário, com efeito, pretendendo colocá-la, sem defesa, atrás de sua linha de defesa
  • Smash: tiro mais forte do jogo, geralmente é a devolução do lob
  • Ralf-volley: vulgo bate pronto, onde se bate na bola muito próximo do ponto em que ela toca o solo
  • Volley ou Voleio: quando se bate na bola sem que ela toque no solo
  • Backhand: aplicação do golpe pela esquerda no destro e pela direita no canhoto
  • Forehand: aplicação do golpe pela direita no destro e pela esquerda no canhoto
  • Back Spin: cortada com a bola morta
  • Flat: batida chapada
  • Slice: batida na bola que corta a velocidade da mesma