SPFC

Portão 7

Atletismo

30 de Janeiro de 2019

Homenagem do técnico José Carlos para o eterno prof. Carlos Ventura

Por: Comunicação

Atual técnico de atletismo do Tricolor conta da participação de Carlão em sua formação e importância para a modalidade no clube

"Conheci o professor Carlos Ventura em 1972, quando morava em São Caetano do Sul, em frente ao Ginásio Lauro Gomes. Lá havia uma pista de Atletismo onde Carlão iniciou sua carreira como treinador. Ele morava em Santo André e fazia Ed.Física na FEFISA. 

Eu estava acompanhando os Jogos Olimpicos de Munique pela TV e me interessei por atletismo. Então, fui ao ginásio procurar saber se lá havia treino desta modalidade. Informaram que sim e me indicaram o prof. Carlão.
 
Na época, ele devia estar com 33 ou 34 anos. Sempre me marcou o estilo dele de estar no comando de tudo, não se contentando somente com a função de treinador.Foi assim também no São Paulo Futebol Clube, onde ele além de treinador foi gerente de Esportes Amadores e Social, e também assessor do Presidente (na época, 1989, Juvenal Juvêncio).Ele me contou que esse cargo era para estar mais próximo da Presidência e trazer mais apoio para o Atletismo. 
 
Sempre se rebelou e comprou briga com quem tentasse atrapalhar o desenvolvimento de seu trabalho com o atletismo, ou tentasse  menosprezar ou criar empecilhos aos seus atletas. Como treinador, não era o tipo bonzinho ou que passasse a mão na cabeça de atletas. Se pisasse na bola, podia esperar que a bronca viria.
 
Conseguiu no SPFC o apoio e estrutura que o ECPinheiros não quis dar para colocar José João no topo do pódium da São Silvestre, prova que ele considerava a principal para projetar um atleta. Como resultado, em seis anos o José subiu cinco vezes no pódium. Levou-o para competir na Europa e divulgar a camisa Tricolor por lá. 
 
No meu ultimo ano da Educação Física na USP, em 1989, procurei o Carlão no SPFC para estagiar com ele. No inicio de 1990 me convidou para ser seu auxiliar técnico. Estou no clube até hoje. Pena ele ter saído logo em seguida. Eu teria aprendido muito mais coisas com ele. Era uma enciclopédia do Atletismo e conhecia todos os métodos de treinamento"
 
Relato do treinador José Carlos, em lembrança e homenagem ao técnico Carlos Gomes Ventura (Carlão), que comandou o atleta José João da Silva, bicampeão da São Silvestre, e foi fundador do COD, junto com prof. Thomé.

No último domingo, dia 27, Carlos Gomes Ventura, foi vítima de um acidente doméstico. O técnico foi encaminhado para o hospital, mas não resistiu a queda em sua residência. O corpo foi velado e enterrado na última segunda-feira (28).